segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Meu querido e lindo Brasil..

10/09/2007 - 19h19

Acusada de ligação com traficante, juíza é promovida na Bahia

Publicidade

da Folha Online

Mesmo respondendo a um processo criminal por ligação com o traficante internacional Gustavo Durán Bautista, a juíza Olga Regina de Sousa Guimarães foi promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia e tomou posse nesta segunda-feira na nova Vara onde vai trabalhar.

O nome de Guimarães aparece em um processo que corre na 1ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo. Gravações mostrariam a juíza e seu marido negociando com o traficante.

Bautista foi preso em agosto passado com 500 kg de cocaína, no Uruguai. A quadrilha dele "exportava" drogas em caixas de frutas produzidas em fazendas da Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Bautista é suspeito de integrar o cartel liderado pelo colombiano Juan Carlos Ramírez Abadía, preso também em agosto, em São Paulo.

Guimarães faz parte de um grupo de 50 magistrados que foram promovidos nesta semana, metade por merecimento, metade por antigüidade. No caso dela, o critério foi antigüidade: Guimarães era a magistrada mais antiga da 3ª Entrância. Ela trabalhava na Vara Criminal de Cruz das Almas e vai assumir a 47ª Vara de Substituições da Entrância Especial.

Com a promoção, o salário dela deve aumentar 7% e atingir o teto de R$ 20 mil.

Nomeação

Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia, a promoção da juíza foi determinada na segunda-feira passada (3), antes que as denúncias contra ela viessem à tona. A representação contra a magistrada foi encaminhada ao TJ pela Justiça Federal paulista apenas na quarta-feira e o processo criminal instaurado na quinta (6).

O TJ baiano determinou também a abertura de um processo administrativo contra a juíza, que pode sofrer punições que vão de advertência a aposentadoria compulsória. Se condenada criminalmente, ela pode ser presa.

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

Nenhum comentário: